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Alimentos que aumentam a energia e disposição

Alimentos que aumentam a energia e disposição

Médicos e cientistas estão examinando as conexões entre os alimentos que comemos e nossa energia e humor. Existem evidências científicas para apoiar o fato de que as mudanças na dieta podem ter um impacto positivo na química e no metabolismo do cérebro, levando a melhorias no humor e no nível de energia.

Alimentos que aumentam a energia e disposição

Os alimentos aumentam nossa energia porque são uma fonte de calorias ou porque estimulam o corpo a queimar o combustível com mais eficiência. Alguns alimentos contêm cafeína que também proporciona um aumento de energia. Os melhores alimentos para manter um bom humor são aqueles que contribuem para os níveis de açúcar no sangue e estimulam a secreção de substâncias que afetam positivamente o humor. Confira uma lista com alguns hábitos e alimentos que ajudam a aumentar a energia, a disposição e melhorar o humor.

Carboidratos Inteligentes

Embora muitas pessoas evitem carboidratos, eles desempenham um papel importante na promoção de um bom humor e fornecimento de energia. Carboidratos são a fonte de combustível preferida para o corpo, e aumentam os níveis de serotonina, um químico cerebral que melhora e estabiliza o humor. No entanto, nem todos os tipos de carboidratos são impulsionadores do humor. Doces tendem a causar picos rápidos – e, em seguida, gotas – de açúcar no sangue, levando ao cansaço e mau humor. Os carboidratos integrais, como pão integral, arroz integral e cereais são absorvidos mais lentamente na corrente sanguínea, promovendo níveis estáveis ​​de açúcar e energia no sangue.

Cajus, Amêndoas e Avelãs

Baixos níveis de magnésio podem afetar negativamente o seu nível de energia. O magnésio é importante para o corpo converter os açúcares da dieta em energia. Castanhas de caju, amêndoas e avelãs são boas fontes de proteína e magnésio. Outros alimentos ricos em magnésio são grãos integrais (especialmente farelo de cereais) e certos peixes.

Castanha-do-pará

Baixos níveis de mineral selênio também foram associados a humores mais fracos. A castanha-do-pará é uma boa fonte de selênio na dieta, e quantidades menores desse mineral são encontradas em frutos do mar, carnes, cereais integrais e feijões. Mas esteja ciente: muito selênio é prejudicial.

Carnes magras

O aminoácido tirosina aumenta os níveis de duas substâncias químicas do cérebro, a noradrenalina e a dopamina, que podem aumentar o estado de alerta e o foco. Carnes magras (carne de porco, carne bovina, peru e frango sem pele) são alimentos proteicos que contêm tirosina. Essas carnes também contêm vitamina B12, que pode atuar no alívio da depressão e da insônia.

Salmão

O peixe com gorduras, como o salmão, é saudável para o coração devido ao seu conteúdo de ácidos graxos ômega-3. O teor de gordura saudável também pode diminuir o risco de depressão. Nozes e vegetais de folhas verdes escuras são outras fontes de ácidos graxos ômega-3.

Folhas verdes

O folato, encontrado em vegetais verdes folhosos, também pode ajudar a proteger contra a depressão. Outras fontes de folato dietético incluem frutas cítricas, legumes e nozes.

Fibra

Muitas pessoas têm dietas deficientes em fibras. As fibras podem ajudar a manter seus níveis de energia constantes durante o dia. Fontes alimentares de fibra incluem feijão, cereais integrais, vegetais e frutas inteiras.

Água

Mesmo desidratação leve pode ter efeitos negativos na sua saúde, como diminuir o metabolismo e drenar energia. Mantenha-se hidratado durante todo o dia bebendo bastante água ou bebidas sem açúcar.

Produção Fresca

Consumir legumes e frutas frescas é outra maneira de se manter hidratado e manter seus níveis de energia altos. Frutas e vegetais frescos têm alto teor de água e podem servir lanches. Farinha de aveia e macarrão são outros alimentos ricos em água, uma vez que absorvem sua água de cozimento.

Café

Embora seja uma correção temporária, a cafeína oferece um aumento de energia a curto prazo, melhorando os níveis de concentração e energia. Pequenas porções frequentes de cafeína funcionam melhor do que uma dose grande para manter altos os níveis de energia. Consumir muita cafeína, no entanto, pode dificultar o sono adequado, drenando ainda mais os níveis de energia.

Chá

Tomar uma xícara de chá é um ritual de relaxamento conhecido e também fornece uma dose de cafeína. Há evidências que mostram que a cafeína pode melhorar seu estado de alerta, memória e tempo de reação.

Chocolate escuro

O chocolate também contém cafeína, e uma substância química estimulante chamada teobromina também está presente no chocolate. Experimente um pequeno lanche de chocolate amargo para uma pausa estimulante.

Café da manhã

As pessoas que comem regularmente o café da manhã têm um humor melhor durante o dia do que aquelas que pularam essa importante refeição. Um café da manhã saudável contém fibras e nutrientes e é composto de uma combinação de gorduras boas, carboidratos integrais e proteína magra.

Chá verde

Em um dia ruim, beber uma xícara de chá pode ser a coisa certa para acalmar seus sentidos, acalmar seus nervos e iluminar um clima sombrio. Faça esse chá verde e você poderá colher ainda mais benefícios, dizem os pesquisadores. De acordo com um estudo japonês publicado no American Journal of Clinical Nutrition, beber duas a três xícaras de chá verde por dia estava ligado a sintomas reduzidos de depressão em pessoas idosas. Isso pode ser devido a uma série de nutrientes que aumentam o humor, incluindo a L-teanina, um aminoácido que ajuda a combater a ansiedade. O chá verde também tem um pouco de cafeína – o suficiente para um estimulante quando você está se sentindo para baixo, mas não o suficiente para causar nervosismo.

Ostras

Claro, ostras têm uma reputação como alimento afrodisíaco. Mas os benefícios que aumentam o humor vão muito além disso. As ostras são ricas em zinco, um nutriente que ajuda a aliviar a ansiedade. O zinco também ajuda a melhorar a qualidade do sono, essencial para permanecer em equilíbrio. Bônus: Depois que você pegar o jeito, comer ostras pode ser divertido – e um instável instantâneo em si.

Não gosta de frutos do mar? Obtenha sua correção de zinco com castanhas de caju, ovos, fígado ou carne.

Refeições Frequentes

Comer pequenas refeições ou lanches a cada 3-4 horas resulta em um nível de energia e humor mais constantes do que o consumo de algumas poucas refeições grandes. Ideias para pequenas refeições saudáveis ​​incluem metade de um sanduíche de peru com salada, cereais integrais e leite, ou manteiga de amendoim com biscoitos integrais.

Suplementos Energéticos

Suplementos energéticos, como noz de cola, erva-mate, guaraná e extrato de chá verde, provavelmente têm um efeito semelhante ao de uma xícara de café, já que muitos dos chamados suplementos energéticos contêm cafeína ou substâncias químicas semelhantes.

Bebidas energéticas

Bebidas energéticas podem ser úteis para aqueles que participam de atividades físicas de alta intensidade, mas provavelmente não são necessários para a maioria das pessoas. Eles geralmente são ricos em calorias e contêm carboidratos simples (açúcar) e poucos nutrientes.

Exercício para Energia

O exercício é outro impulsionador natural do humor. Quanto mais ativo você for, maior será o benefício para sua saúde emocional. As evidências mostram que o exercício pode aliviar a depressão e contribuir para um nível de energia aprimorado ao longo do dia.

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