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Cardápio Low Carb


Você já ouviu falar na dieta Low Carb? O artigo de hoje é sobre ela, não perca!

 

Com os avanços na medicina e inventos tecnológicos, os processos que buscam o emagrecimento foram otimizados em metodologias práticas para o ser humano. A Dieta Low Carb, por exemplo, vem ganhando popularidade e os números de adeptos estão crescendo exponencialmente. O cardápio consiste em reduzir os carboidratos e as gorduras ingeridas no dia-a-dia e acrescentar proteínas na dieta. Além de não ser uma dieta restritiva, o Low Carb traz efeitos considerados ao corpo, além de ajudar o indivíduo em sua reeducação alimentar.

A Dieta Low é a queridinha de vários influencers no Instagram e nas redes sociais e é pauta diária. Por exemplo, a nutricionista Laura Nesteruk ensina no seu perfil pessoal dicas e como montar um cardápio Low Carb que atenda e abrace suas necessidades e resultados esperados. Ademais, ela publica relatos de sua própria experiência que é exemplo de como a dieta pode funcionar na rotina, desde que empregada de forma correta. Outras famosas também já publicaram sobre o assunto, como a Juliana Paes e a Andrea Santa Rosa.

Dieta Low Carb

A dieta Low Carb consiste em um regime alimentar que tem como proposta principal a redução significativa de carboidratos ou a sua eliminação do cardápio alimentar. Estima-se que aproximadamente 55% do consumo diário do ser humano tem o carboidrato como base. Ao adotar a proposta da dieta, a redução estimada é no mínimo 30%, isto é, o indivíduo passa a ingerir somente os carboidratos necessários para a manutenção das atividades diárias do organismo.

Segundo pesquisas desenvolvidas sobre o Low Carb, constata-se que a dieta é forte no combate não só do excesso de peso, mas também de quadros caracterizados pela obesidade. Isso ocorre porque o indivíduo ao deixar de ingerir carboidratos, o corpo passa a usar a gordura como fonte primária de energia. Com isso, observa-se a perda de peso como consequência, pois o corpo passa a queimar as células de gordura para obter energia.

Foi após os anos 2000 que a dieta ganhou espaço em nossa sociedade contemporânea. A proposta inicial trazia a dieta como uma proposta que tinha como foco a alimentação com objetivo na eliminação temporária e parcialmente de carboidratos no corpo. Ademais, o efeito ocasionava o aumento direto de proteínas no organismo humano.

Em pesquisas atuais, existem dois lados sobre o Low Carb. Alguns especialistas consideram que a dieta possui efeitos positivos para o corpo, enquanto outros afirmam que a dieta não é totalmente positiva e que possui efeitos colaterais notáveis. O fato é que ainda não existe um consenso que abrace toda a complexidade do Low Carb, mas é inevitável dizer que a dieta auxilia no processo de emagrecimento corpora, além de reeducar a alimentação e o metabolismo do indivíduo.

É importante ressaltar também os efeitos da dieta na perda de massa magra corporal. Ao aderir à dieta, é fundamental que o indivíduo busque fontes alternativas para obter carboidratos essenciais, pois caso o contrário o organismo pode começar a recorrer a gliconeogênese. Ela faz com que o organismo use aminoácidos a fim de suprir as baixas taxas de glicoses que são fundamentais para o funcionamento saudável do corpo.

A dieta deve ser pensada em um cardápio que seja benéfico ao indivíduo. O consumo de carboidratos não pode ser reduzido ao zero, assim como as taxas protéicas também não podem ocorrer em excesso. O Low Carb deve abraçar as necessidades do corpo, e eliminar todas as taxas de carboidratos pode ser altamente prejudicial para o organismo humano.

Como funciona o cardápio Low Carb?

O cardápio Low Carb tem como foco a redução da ingestão de carboidrato para até 30%, ocasionando o emagrecimento de forma acelerada e usado dos estoques de gordura como forma primária para se obter energia. Ressalta-se a importância de uma alimentação controlada, pois é fundamental que os macronutrientes de baixo índice glicêmico continuem sendo ingeridos, mesmo em baixas quantidades.

O cardápio Low Carb elimina o consumo de alimentos a base de batata, arroz, farinha e algumas frutas e legumes. A proposta da dieta é o consumo de alimentos saudáveis, eliminados industrializados, enlatados e processados do seu cardápio alimentício.

Atualmente, o Low Carb é uma das técnicas mais difundidas na atualidade no que tange a perda de peso saudável, eficaz e rápida. A dieta vai de contraponto aos outros métodos disseminados que são relacionados à redução de gordura no corpo. O foco principal aqui é a diminuição do consumo de carboidrato que, segundo estudos, pode ser mais eficaz do que métodos que frisam somente a redução das gorduras.

A base da dieta possui tanto alimentos permitidos quanto aqueles que são proibidos. Recomenda-se que durante a dieta o indivíduo foque em alimentos de baixo índice glicêmico, como o arroz integral e a batata doce. Ao restringir e diminuir o consumo de carboidratos, o corpo busca outras fontes para se obter energia – utilizando-se dos estoques de gorduras para manter as suas atividades essenciais.

Outro ponto é que os carboidratos são considerados alimentos com base calórica muito alta, assim eles podem ocasionar picos de insulina, além de fomentar o armazenamento de gorduras no corpo. Os efeitos da dieta, portanto, leva cerca de 3 meses para ser notadas no corpo. Ao fim da dieta, o individuo ao longo do processo deve pautar a sua reeducação alimentar – assim evita-se que ocorra novamente o ganho de peso de forma excessiva e descontrolada. Além disso, a redução de carboidratos não pode ser feita por muito tempo, pois pode ser altamente prejudicial para outras funções orgânicas do organismo.

Benefícios:

  • Ajuda a eliminar o excesso de barriga;
  • Ajuda no tratamento de doenças metabólicas e cardíacas;
  • Ajuda na prevenção do diabetes;
  • Aumenta as taxas do colesterol bom;
  • Ajuda no processo de emagrecimento de forma saudável;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;
  • Redução do apetite.

Recomenda-se que o cardápio Low Carb deve ser feito com a ajuda de um médico ou especialista. Os benefícios da dieta são notados a partir da segunda semana e ao ser vinculado com a prática física, faz com que os seus resultados sejam potencializados no organismo humano.

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