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L-Carnitina – Benefícios, Como tomar

A L-carnitina, também chamada de levocarnitina ou Vitamina B11, é uma molécula produzida pelo corpo humano, especialmente nos fígados e rins, estocada no músculo. Tal substância é um dipeptídeo formado pelos aminoácidos Lisina e Metionina. Seu nome vem do latim “carno”, o qual significa carne, e o “L” é referente à orientação da molécula – quando esta tem orientação à esquerda usa-se L e quando a orientação é à direita é utilizada a letra D. A função básica deste elemento no sistema humano é participar do metabolismo das gorduras, transportando ácidos graxos para as mitocôndrias. Esse transporte faz com que as gorduras sejam usadas como energia, o que diminui a quantidade desses elementos no metabolismo de animais mamíferos.

Apesar de já produzida pelo organismo humano, já foi comprovado que a suplementação deste produto através da compra traz vários benefícios. Primeiramente, um estudo do The Journal of Physiology mostrou a ingestão regular dessa substância traz uma melhora considerável da performance física. Isso se dá pelo fato de que, como a carnitina induz uma certa linha secundária de produção de energia, acaba-se poupando glicogênio muscular, finalmente traduzido em maior resistência muscular durante os treinos de força.

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Outros efeitos positivos também podem ser observados:

  • Emagrecimento: Ao possibilitar a queima de gorduras para convertê-las em energia, a presença da L-carnitina pode gerar um emagrecimento.
  • Ganho de massa magra: Como já dito anteriormente, este componente pode aumentar consideravelmente a força e resistência muscular, resultando em treinos mais intensos e longos que proporcionaria um maior ganho de massa magra. Para efeitos de exemplo, uma experiência realizada com atletas da University Of Nottingham Medical School, no Reino Unido ilustra bem as vantagens tidas por quem faz uso deste suplemento: Foram separados dois grupos onde um fazia o uso de 4g (quatro gramas) diários de L-carnitina, enquanto o outro não consumia a vitamina. Em treinos leves, uma queima 55% (cinquenta e cinco por cento) superior de gorduras dos atletas suplementados em relação aos não-suplementados. Em sessões de alta intensidade, os cientistas puderam observar, nos indivíduos que faziam o uso, uma produção menor de ácido lático (responsável pela respiração não mitocondrial, causador de dores musculares) e maior de fosfocreatina, molécula essencial para a respiração celular. Além disso, os atletas privilegiados foram capazes de treinar por mais tempo em relação aos atletas do grupo controle, e ainda tiveram suas quantidades de receptores de testosterona aumentados, o que resulta em um maior estímulo ao crescimento muscular.
  • Benéfico para quem sofre de Diabetes tipo 2: A levocarnitina é responsável pelo aumento da oxidação e estocagem da glicose pelas células. Estimulando, assim, a entrada da glicose nas células, a vitamina faz com que as taxas de glicose no sangue baixem naturalmente, diminuindo a necessidade de insulina. Além disso, em estudos realizados na Escócia, foi comprovado a participação deste elemento na melhora de resultados da própria insulina.
  • Previne doenças cerebrais: A acetilcarnitina, composto derivado da L-carnitina, sendo sua versão processada, possui facilidade de atravessar a barreira cerebral, o que a faz ser utilizada como ativador neural. É indicada para quem procura fortalecer suas funções neurais.
  • Previne osteoporose: Além de todos os benefícios para os músculos, a levocarnitina aumenta os níveis de produção de osteocalcina, proteína responsável por prevenir a perda óssea (osteoporose)
  • Aumento da fertilidade masculina: Responsável por aumentos na produção de testosterona, a substância pode ter direta influência na fertilidade masculina.
  • Adaptação de idosos ao frio: Em estudo recente publicado no site Science Daily, em 2017, pesquisadores concluíram que o consumo de L-carnitina pode aumentar a tolerância do frio em idosos. Com o passar da idade, tal tolerância diminui gradualmente, o que pôde ser resolvido devido à propriedade da vitamina de facilitar o uso de gordura para a produção de energia.
  • Ajuda a prevenir cãibras: episódios de espasmos musculares extremamente dolorosos, as cãibras são constantemente um problema para atletas. Contudo, um grupo de pesquisadores de Tóquio, no Japão, publicou, recentemente, achados animadores: em pacientes com cirrose hepática, os quais sofriam continuamente de cãibras, foi administrado doses de 300mg (trezentas miligramas) de L-carnitina três vezes ao dia. Tal tratamento praticamente aboliu os espasmos nesses pacientes.
  • Eficaz contra a infertilidade feminina causada por endometriose: Em pesquisa realizada no Setor de Reprodução Humana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), pesquisadores obtiveram resultados animadores ao tratar a endometriose – doença ginecológica caracterizada por uma “menstruação retrógada”, onde células do útero são lançadas, juntamente com a menstruação, para fora do endométrio (útero), causando a infertilidade) – com L-carnitina. Ao provar que uma das causas da doença são os radicais livres, a pesquisadora Vanessa Silvestre induziu, em meio controlado, o suplemente à óvulos defeituosos. Como é uma substância anti oxidante, a carnitina elimina parte dos radicais livres, possibilitando a maturação dos óvulos.

Há algumas fontes naturais da L-Carnitina que podem ser obtidas a partir da alimentação:

  • Carne vermelha (maior fonte natural da vitamina, apenas uma porção de 100g (cem gramas) pode fornecer aproximadamente 80mg (oitenta miligramas) da substância);
  • Laticínios;
  • Bacalhau;
  • Pão integral;
  • Suco de laranja;
  • Aspargos;
  • Ovos;
  • Arroz integral;

A L-carnitina também é comercializada em pó ou cápsulas em lojas de suplementes alimentares, sendo altamente usada por quem pratica treinos em academias de musculação. O seu preço varia de loja para loja ou de marca para marca, tendo uma média de R$70,00 (setenta reais) para cada 60g (sessenta gramas). A dose ideal gira em torno de 2g (dois gramas) diários. Contudo, é recomendado que, para melhor absorção do nutriente, ele precisa ser consumido juntamente à uma fonte de carboidrato. A proporção gira em torno de 40g (quarenta gramas) a cada 2g (dois gramas) de L-carnitina. O horário recomendado para o consumo da substância é logo ao acordar, ou logo antes do treino.

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Mais recentemente foi lançado pela Probiótica – famosa marca de suplementes alimentares e musculares – a L-carnitina 2000. Esta consiste na levocarnitina em sua forma líquida. Apesar de ter um maior custo, tal produto pode ser mais efetivo tendo em vista que, em sua forma líquida, a vitamina é melhor absorvida pelo corpo, aumentando os benefícios por ele trazidos. Atualmente a empresa Integralmedica também possui o produto em sua forma líquida.

Apesar de todos os benefícios, é preciso ter cuidado com o consumo do produto. Ainda que com pouca frequência, pode causar efeitos colaterais como náuseas, cólicas abdominais e vômitos. Ademais, a ingestão exagerada pode gerar um aumento no risco de arteriosclerose (entupimento de artérias). Tal fato ocorre pela conversão, por parte de bactérias do intestino, da carnitina em TMAO (N-óxido de trimetilamina), composto conhecido por favorecer o acúmulo de colesterol nas paredes arteriais.

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